18 junho 2019

A melhor forma de estudar

Oi gente, tudo bem? Hoje vim trazer para vocês mais um post sobre estudos 😚😚😚😚😚

Para conquistar uma vaga na universidade, não há outro caminho : faca na caveira dos estudos! Mas, pra não perder tempo estudando da forma errada, é importante que você se organize, crie metas e estabeleça um método eficiente para os seus estudos.


 Utilidade Baixa


1.Grifar 
Esta é tão famosa! Como pode ser ruim? Bom, segundo o estudo, a facilidade no uso da técnica é justamente a sua maior inimiga: praticamente não requer esforço. Ao grifar, seu cérebro não está fazendo novas conexões na memória

2. Releitura 
Reler um conteúdo ajuda muito, porém, é necessário reler diversas vezes para que a memorização seja efetiva.

3. Método Mnemônico
 Quem nunca usou esse método para decorar um conteúdo? Essa técnica se baseia em resumir em uma palavra ou frase algo que queremos decorar. Em Física, por exemplo, usa-se a frase “Deus vê tudo” para decorar a fórmula d = v.t(distância = velocidade x tempo). Esta é uma das melhores técnicas de memorização, porém, segundo o estudo, ela é limitada: só funciona para listas, fórmulas etc.

4.Visualização 
Os pesquisadores pediram que, como técnica de memorização, os estudantes imaginassem figuras enquanto liam. O resultado foi positivo apenas para a memorização de frases. Já para textos mais longos, a técnica mostrou-se pouco efetiva.

5. Resumos 
Vamos com calma aqui! Para aprender, resumir é necessário. Resumir as partes mais importantes de um texto, elencando suas principais ideias, é uma técnica quase intuitiva. O estudo mostrou que os resumos são muito úteis para provas dissertativas, mas nem tanto para provas objetivas.




Utilidade Média

1. Interrogação elaborativa 
É a técnica de questionar-se. Entendendo o porquê, indo a fundo nas causas ou nas relações que podem ser feitas em determinada disciplina, sua memória consegue fazer ligações mais duradouras.

2.Auto-explicação
É uma técnica útil para a aprendizagem de conteúdos mais abstratos. Trata-se de explicar o que aprendeu para você mesmo, usando as suas próprias palavras. Pode ser em frente ao espelho ou até gravando um vídeo.


3. Estudo intercalado 
Os pesquisadores concluíram que esta prática é muito importante. Trata-se de intercalar disciplinas na hora de estudar. Ou seja, você estuda um pouco de história, depois um pouco de geografia, de sociologia, filosofia, atualidades... É a alternância das disciplinas, sacou?

Utilidade Alta

1.Testes (simulados e questões) 
A pesquisa concluiu que resolver exercícios é duas vezes mais efetivo do que as outras técnicas. Portanto, sugerimos que você sempre guarde um tempinho depois das aulas para fazer listas de exercícios. Simulados periódicos também são importantes, pois medem o seu desempenho nos estudos e indicam quais conteúdos precisam ser reforçados.


2. Prática distribuída
 Consiste em distribuir o estudo ao longo de um período em vez de estudar tudo na véspera da prova. Quando o estudo é distribuído ao longo do ano, vamos memorizando o conteúdo aos poucos e por mais tempo.
A prática distribuída também pode ser aplicada diariamente intercalando períodos de estudo e de descanso de manhã, à tarde e à noite.

Fonte da matéria: Se liga nessa historia




Espero que tenham gostado 
Se gostaram não esqueçam de seguir o studygram: @medgiuromao
Sigam o blog S2
S2

Pin It

2 comentários

  1. يمكن أيضا سماع صوت فى الأسقف المصنوعة من حلوق النخيل وأحطاب الذرة، ومشاهدة أنابيب طينية من الداخل والخارج فى المبنى المصاب المصنوع من الطوب اللبن، واصفرار الأشجار المصابة وذبولها، كما تظهر كتل الطين حول الجذع، ووجود أجنحة رقيقة وبأعداد كبيرة وأحيانا تظهر حشرات النمل المجنحة الميتة على أماكن نشر الإصابة الجديدة.
    شركة مكافحة النمل الابيض بخميس مشيط
    شركة مكافحة النمل الابيض بالخبر
    شركة مكافحة النمل الابيض بالدمام
    شركة مكافحة النمل الابيض بالاحساء

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas. Amei !
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir