28 agosto 2019

Ainda sobre o #MeToo, Resenha de Rede de Sussurros de Chandler Baker

OLÁ PESSOAAAAS, bem vindas de novo ao blog!

Quem me segue no instagram, viu que recentemente eu assinei a intrinsecos, um club onde todo mês você recebe um livro surpresa!


Grace, Sloane e Ardie são amigas e trabalham há anos nos escritorios de uma das marcas esportivas mais famosas do mundo. As tres ocupam cargos de importancia no setor juridico da companhia. No entanto, quando morre o CEO da empresa, o trio recebe a noticia com angustia ainda maior do que esperado; Ames Garrett, o chefe direto delas, um executivo com postura reprovavel em seu trato com as mulheres, é o favorito para herdar o cargo.
 A ascensão de Ames- um homem com historico de intimidação, chantagem e assedio moral e sexual- oferece perigo real para suas subordinadas do escritorio. Elas sabem como as engrenagens do machismo funcionam na sociedade: Não são raras as vezes em que a mulher é compelida a manter o silencio para evitar represarias- a aceitar as regras do jogo em vez de apontar suas fundamentações envenenadas. 

Rede de sussurros lança mão do termo que se notabilizou durante o movimento #MeToo: a rede de apoio na qual a informação é passada de maneira privada entre as mulheres, seja por foruns, no boca a boca, atraves de listas, divulgando os crimes de homens poderosos, há anos varridos para baixo do tapete. Segundo um levantamento de 2018 do The New York Times, o #MeToo pôs o fim ao anos de impunidade não só de Harvey Weinstein- o produtor de cinema que simbilizou o arquetipo do assediador poderoso-, mas de outros duzentos caciques dos mais variados ramos da industria.
É uma virada animadora, embora a resistencia ainda se revele uma atrocidade. Talvez seja por isso que erodir esse sistema tenha muitas vezes ares de revoluação silenciosa, como uma forma de derrubar o gigante enquanto ele esta destraido. Afinal, como diriam as narradoras de rede de sussuros:" O que iriamos perceber era que, quando um predio esta em chamas, ninguem sussurra 'fogo'[...] Ninguem pede socorro com delicadeza. em voz baixa para não pertubar os colegas. Então porque fazemos isso? É esse o proposito de sussurrar: Garantir que nem todos ouçam. Não comente com ninguem, mas o predio está pegando fogo"


Espero que tenham gostado!!!
Bjoos
Não esqueçam de seguir o blog!

XOXO ;)

Pin It

Um comentário